Chegou a hora da fase mais importante da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) para o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude. Depois da histórica campanha na primeira parte do campeonato, com a classificação para a etapa final, a equipe do Clube começa a disputa da fase final da competição sub-22 nesta terça-feira, 29.

Os comandados do técnico Bruno Lopes terão três confrontos na fase semifinal, divididas em dois grupos com quatro equipes, no Ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo-SP. O primeiro confronto será diante do Corinthians-SP, às 12h15min. Na quarta-feira, o duelo será contra o Pinheiros-SP, às 14h30min. Fechando o grupo, na quinta-feira, o embate será contra o São José-SP, às 12h15min. 

Avançam para o Final Four as duas melhores de cada grupo, de onde sairá o campeão da temporada 2023 da LDB. Os terceiros e quartos das chaves vão para a disputa do 5º ao 8º lugar.

Na avaliação do técnico Bruno Lopes, a consistência do grupo de atletas passa confiança em um bom resultado:

- Acredito que foram mais de três meses de trabalho justamente com o objetivo de colocar o Caxias Basquete/Recreio na fase final da LDB. Sabíamos o quanto era difícil, 24 equipes para passar oito. Agora que nós estamos lá, tivemos esse tempo todo de trabalho,  com certeza nos sentimos preparado para essa fase final.

No grupo que viaja para São Paulo, duas baixas: o pivô Vitor Borges, que teve uma fratura na perna e precisou passar por cirurgia e perderá também o início do Novo Basquete Brasil (NBB), e o armador Gabriel, que teve um entorse no tornozelo e não conseguiu se recuperar a tempo da decisão, mas que não preocupa para o restante da temporada.

- Sabemos que são dois atletas que vão fazer muita falta, ainda mais nesse nível por serem jogadores já rodados no adulto. Mas é uma oportunidade dos mais jovens, dos meninos do sub -19, terem essa oportunidade de entrar. Eles trabalharam, treinaram para dar conta do recado. Vamos viajar com 10 atletas, sendo cinco sub -19 e um do sub -20, mas sabemos que, mesmo com essa diferença de idade, eles foram trabalhados e estão prontos, confiantes para ajudar para, quem sabe, conquistarmos algo maior ainda, que era ficar entre os quatro melhores do país - analisou Lopes.

 A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes  com apoio da Penalty e Genius Sports.

Projeto financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer através do FIESPORTE. A ação também é financiada pelo Governo Federal e Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

Foto: João Pires, LNB, Divulgação