O Badminton do Recreio da Juventude entra em uma nova fase da sua história. O departamento agora é integrante de mais um projeto do Pró-Esporte, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.
Através dessa parceria, o Clube pode agregar ao seu quadro de atletas duas jovens promissoras no Badminton nacional. Maria Júlia Nascimento, 19 anos, e Maria Clara Lima, 18, piauienses de Teresina, chegam com a experiência de anos nas seleções brasileiras de base para elevar ainda mais qualidade para o time do Recreio.


Maria Júlia está na Seleção Brasileira Júnior de Badminton desde 2021 e tem entre as conquistas o título de campeã por equipes do Sul–Americano Júnior de 2021, o vice-campeonato por equipes do Pan-Americano Júnior 2021. A atleta também conquistou o vice-campeonato por dupla feminina nos Jogos Sul-Americanos Rosário Junior de 2022 e a terceira colocação por equipes, no Pan-Americano Junior 2022. Nos Jogos da Juventude de 2022, Maria Júlia foi campeão de duplas femininas, campeão de duplas mistas e vice-campeã, na categoria simples feminina. No Top 16 nacional sub-19 em 2023, a atleta foi campeã simples feminina e vice na dupla mista.


Maria Clara está na Seleção Brasileira Júnior de Badminton desde 2022 e conquistou o Sul-Americano Júnior 2021 por equipes, além de ter sido vice-campeã nas categorias dupla feminina e simples feminino. Em 2022, a atleta conquistou o terceiro lugar por equipe no Pan-Americano Júnior e foi campeã nos Jogos da Juventude na categoria dupla feminina.


O projeto do Pró-Esporte acrescenta ao Clube a possibilidade de, além de contar com as duas jovens atletas, fortalecer ainda mais o grupo que já trabalha no Recreio e as futuras gerações da modalidade dentro do Clube.


- É muito importante termos um projeto que visa a continuidade das categorias de base do Clube. E é, realmente, agora a oportunidade que nós temos de ter atletas de ponta no Recreio e que elas tenham possibilidade de, em pouco tempo, estar presente na Corrida Olímpica – avaliou o técnico Noeslem Lima, que comanda o Badminton do Recreio da Juventude.


RÁPIDA ADAPTAÇÃO


A chegada de Maria Júlia e de Maria Clara representa uma grande mudança para o Clube, mas também para as jovens atletas. Em sua primeira experiência morando no Sul do Brasil, o processo de adaptação vem ocorrendo de forma positiva:


- Está sendo ótimo. Eu já tinha vindo aqui antes para competir, mas para morar até que nós estamos nos acostumando bem nessas primeiras semanas e está sendo muito bom – admitiu Maria Clara, explicando os motivos que fizeram ela aceitar o convite:


- Para mim, foi ter reconhecimento, mostrar que o Clube pode ser ainda mais forte do que já é. Aqui tem muitas oportunidades. É bom saber que o Badminton pode ser muito reconhecido em Caxias do Sul e no Recreio também.

Para Maria Júlia, a oportunidade de representar o Clube no Brasil e fora dele é um grande motivador para trocar a capital do Piauí por Caxias do Sul:


- Onde eu treinava, não tinha tanto esse tipo de apoio, como o Pró-Esporte. Aqui temos essas oportunidades competir campeonatos internacionais – explicou Maju, avaliando a importância do trabalho da equipe do Recreio:


- Eu posso e vou melhorar bastante treinando aqui. Com o meu conhecimento, poder ajudar também os atletas daqui a melhorar, já que eles também são muito bons. Com meu conhecimento, conseguiremos evoluir juntos, aprendendo com eles também.


O projeto Badminton – Base Forte – Futuro Olímpico, reforça a parceria exitosa do Recreio da Juventude com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e com os parceiros que enxergam no Clube a credibilidade para investir no esporte e buscar através dele a evolução e o crescimento de jovens atletas. O projeto conta com o patrocínio da Terrasol Toyota, Empório Minuano e Randoncorp.