Os benefícios dos esportes aquáticos para a saúde são incomensuráveis. O Recreio da Juventude é referência no país em serviços de natação e na formação de atletas da modalidade. 

O clube mantém em suas sedes quatro piscinas com toda a estrutura necessária para as aulas de natação e hidroginástica e para os treinamentos das equipes e realização de competições. 

 

P8 - Sede Juventude

Piscina de 8 m de comprimento e 1,20/1,30 m de altura. Não possui raias e a temperatura da água é de ± º33/34º. 

P18 - Sede Guarany

Piscina de 18 m de comprimento e 1,20/ 1,30 m de altura. São cinco raias e a temperatura da água é de ± º33/34º.   

 

P25 - Sede Juventude

Piscina de 25 m de comprimento e 1,40/1,50 m de profundidade. São seis raias e a temperatura da água é de ± 30º/31º. 

Piscina Olímpica - Sede Guarany

O Recreio da Juventude é o único clube do Rio Grande do Sul a contar com uma estrutura apta para sediar competições de natação de grande porte. O clube conta com uma piscina olímpica coberta, localizada na Sede Guarany.  

A piscina é constituída de 10 raias de 50 metros, com flexibilidade para se transformar em uma piscina de 20 raias no sentido de 25 metros. O espaço é equipado com cronômetros eletrônicos digitais e sistemas de cronometragem com tecnologia de ponta. A estrutura é completada com arquibancada, vestiários e piscina externa, que pode servir de apoio para o aquecimento dos atletas.  

O pavilhão que abriga a piscina olímpica tem uma área total de 2.350 m², construído com madeira laminada colada (Glulam). Essa é uma tecnologia sustentável de baixa emissão de carbono e manutenção, muito comum em piscinas da Europa e do Canadá. O pavilhão do RJ tem o maior vão livre com este material já construído no Brasil.  

O aparelhamento da piscina foi possível por meio da parceria do Recreio da Juventude com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) no projeto Formando a Juventude Olímpica.  

Além das competições, a piscina olímpica do Recreio da Juventude é utilizada para aulas de natação e treinamentos.  

Piscina de 50 m de comprimento, cabeceiras de 1,30 de profundidade e meio com 1,90 m de profundidade. São dez raias e a temperatura da água é de ± º28/29º. 

 

Tratamento com ozônio 

O Recreio da Juventude utiliza em todas as suas piscinas um sistema de tratamento de água com ozônio, mais eficaz e benéfico para a saúde que o cloro.  

O tratamento com ozônio é feito de forma contínua com um equipamento que capta o ar atmosférico por meio de um sistema de preparo de ar. Os gases que não são utilizados na produção do ozônio são eliminados. O oxigênio concentrado alimenta um gerador, responsável pela transformação do oxigênio (O2) em ozônio (O3), por meio de descargas elétricas. O ozônio passa para um tanque de contato com a água da piscina, fazendo o tratamento. Depois disso, o ozônio volta a ser oxigênio puro e é liberado para a atmosfera. 

O ozônio é 120 vezes mais forte que o cloro e três mil vezes mais rápido na atuação como bactericida, algicida, fungicida e viricida. Ele não deixa resíduo algum na água. Esse sistema de tratamento também oferece benefícios para a saúde dos nadadores, já que não causa ardência ou vermelhidão na pele, irritação nos olhos, ou ressecamento de pele, nariz e cabelos, como acontece com o cloro.