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Recreio da Juventude > Blog > Educação > O livro literário como museu para as crianças e adultos
O livro literário como museu para as crianças e adultos
Educação

O livro literário como museu para as crianças e adultos

Maria Itelvina Prateado By Maria Itelvina Prateado
Publicada 29 de maio de 2024
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Tempo de leitura: 2 minutos

Sabemos que as crianças são curiosas, questionadoras, constantemente estão observando e levantando questões sobre o funcionamento do mundo. Como nós adultos, elas se constituem na e pela experiência.  

Assim, é fundamental que os espaços educativos em que as crianças estão imersas, ofereçam-lhes as melhores situações cotidianas e proporcionem experiências humanizadoras, culturais e estéticas.  

Quanto maior for o seu repertório de boas referências, maior será a sua capacidade de criar, de refletir, de ser crítica, humana e de intervir de modo positivo no mundo. 

Assim, é significativo que a criança (e o adulto também!) tenha acesso à literatura de qualidade, pois ela proporciona a aproximação com diferentes mundos e culturas, com a diversidade, com formas distintas de pensar e agir, com possíveis maneiras de resolver problemas do cotidiano, com diversas linguagens e com diferentes emoções.   

Ouvir histórias e manipular o objeto livro contribui para ampliação do repertório de imagens, de traços, cores, materiais, materialidades, da cultura do escrito, de vocabulário levando à ampliação da leitura de mundo para além do que está escrito.  

Nesse contexto, os responsáveis pela formação das crianças desempenham o importante papel de ajudá-las a se aproximar da obra literária, emprestando a sua voz e os seus gestos para que elas tenham contato com o texto escrito, através da história lida, e para que possam aprofundar a forma de olhar e analisar as imagens – suas cores, detalhes, materiais utilizados.  

Observar ainda o diálogo entre o texto escrito e as imagens, através da mediação de um adulto ou de outra criança, favorece às meninas e aos meninos a possibilidade de ampliação do olhar, das experiências, da análise e maior compreensão de mundo, da estruturação da fala e expansão de vocabulário. 

Que todos tenham um olhar zeloso quanto à curadoria dos livros, cuidando para que realmente contemplem textos e imagens de qualidade, bem como projetos gráficos ricos de possibilidades, fugindo de textos e imagens que reforcem estereotipias, o que certamente contribuirá para que a criança evolua também em relação à sua forma gráfica de representação do mundo (desenhos), que desenvolva ainda mais sua comunicação verbal e não verbal, além da criatividade, do senso estético, ético e crítico. 

Obras literárias de qualidade são pequenos museus que favorecem ricas experiências estéticas e explorá-las junto com as crianças abre portas para novos encontros, trocas, pensamentos e afetividades. 

Referências 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro ,  n. 19, p. 20-28,  abr.  2002 .   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&nrm=iso>. acesso em 24 set 2023 

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011. 

FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias.  São Paulo, Panda Books, 2020. 

HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020.  

PACOVSKA, Kveta. Entrevista. In: SOBRINHO, Javier. Entrevista Kveta Pacovska. Revista Emília [online]. Entrevista concedida em 18 de fevereiro de 2013. Disponível em: https://emilia.org.br/kveta-pacovska/ Acesso em: 24 set 2023. 

RAMOS, Flávia Brocchetto; PAIVA, Ana Paula Mathias. A dimensão não verbal no livro literário para criança. Revista Contrapontos, v. 14, n. 3, p. 425-447, dez. 2014. 

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 

RINALDI, Carlina. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emilia. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 235-247. 

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MARCADA: crianças, educação, escola, família, livro
Maria Itelvina Prateado 29 de maio de 2024
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Autor(a): Maria Itelvina Prateado
Pedagoga, psicopedagoga, gestora escolar, mestranda em educação. SLT Staff Recreio Lab
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