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Recreio da Juventude > Blog > Educação > A importância da língua adicional na primeira infância 
a importância da língua adicional na primeira infância
Educação

A importância da língua adicional na primeira infância 

Luciana Santos Pinheiro By Luciana Santos Pinheiro
Publicada 25 de outubro de 2023
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Tempo de leitura: 2 minutos

Ao aprender uma língua adicional na primeira infância, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas essenciais. Estudos têm mostrado que a exposição a diferentes sistemas linguísticos fortalece o pensamento crítico, a resolução de problemas e a flexibilidade mental.[1] As crianças bilíngues demonstram maior capacidade de concentração, memória e pensamento criativo, características que as beneficiarão ao longo de sua jornada acadêmica e profissional. 

Além dos benefícios cognitivos, a segunda língua também desempenha um papel fundamental na construção de sociedades inclusivas e na promoção da diversidade. Ao aprender uma língua adicional, as crianças têm a oportunidade de se familiarizar com outras culturas, valores e tradições, desenvolvendo uma visão mais aberta e empática do mundo. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de respeitar e valorizar a diversidade cultural.[2] 

A língua adicional na primeira infância também promove o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao se comunicarem em uma nova língua, elas adquirem habilidades de comunicação efetiva, aumentando sua confiança e autoestima. Igualmente, o contato com diferentes línguas e culturas estimula a curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a capacidade de se adaptar a novos ambientes e situações. 

Para garantir que a língua adicional seja efetivamente adquirida na primeira infância, é importante que as escolas e os pais criem um ambiente propício para a aprendizagem. Programas educacionais que ofereçam aulas interativas, materiais didáticos adequados e oportunidades de imersão linguística são fundamentais. Do mesmo modo, é essencial que os pais incentivem e apoiem o aprendizado da língua adicional em casa, por meio de práticas cotidianas e momentos de interação com a criança.[3] 

Em síntese, a língua adicional pode desempenhar um papel fundamental na primeira infância. Ao desenvolverem habilidades cognitivas avançadas, se tornam cidadãos globais conscientes e abertos à diversidade e com isso, fortalecem sua comunicação e confiança. Logo, investir na aprendizagem da língua adicional desde cedo é proporcionar às crianças ferramentas valiosas para o seu desenvolvimento integral e prepará-las para um futuro globalizado e multicultural. 

[1] RAMÍREZ, N. F., Ph.D., KUHL, Patrícia K., Ph.D. Bilingual Language Learning in Children – University of Washington, 2016. 

[2] BAKER, C. & WRIGHT, W. E. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism (6th ed). Bristol, UK: Multilingual Matters, 2017. 

HAMAYAN, E., GENESEE, F., CLOUD, N. Dual Language Instruction from A to Z. Portsmouth, NH: Heinemann, 2013.  

[3] BEEMAN, K. and UROW, C. Teaching for Biliteracy: Strengthening Bridges Between Languages. Philadelphia, PA: Caslon Publishing, 2013. 

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MARCADA: crianças, língua adicional, primeira infância
Luciana Santos Pinheiro 25 de outubro de 2023
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Autor(a): Luciana Santos Pinheiro
Doutora em Letras, Linguística Aplicada e Multilinguismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
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