Ao usar este site, você concorda com os Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceito
Recreio da Juventude
  • Home
  • Esportes
  • Arte e Cultura
  • Saúde e Bem-estar
  • Educação
  • Lifestyle
Busca
  • Complaint
  • Advertise
  • Lifestyle
© Recreio da Juventude. Todos os direitos reservados.
Lendo: Melhor idade ativa é sinônimo de saúde 
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Últimas notícias
O que podemos aprender com a prática esportiva acima dos 80 anos
Superando limites: o que podemos aprender com a prática esportiva acima dos 80 anos
Esportes Saúde e Bem-estar
O canto como atividade terapeutica
O canto como atividade terapêutica 
Saúde e Bem-estar
Pratique esportes e trabalhe melhor
Pratique esportes e trabalhe melhor 
Esportes
Boates: ícones de expressão cultural e social dos anos 80 e 90
Boates: ícones de expressão cultural e social dos anos 80 e 90 
Arte e Cultura
Aprendizagem ativa: um novo modelo para a educação
Aprendizagem ativa: um novo modelo para a educação 
Educação
Aa
Recreio da Juventude
Aa
  • Esportes
  • Saúde e Bem-estar
Busca
  • Home
  • Categories
    • Esportes
    • Saúde e Bem-estar
    • Educação
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Complaint
  • Advertise
  • Lifestyle
© 2023 Scheer. Todos os direitos reservados.
Recreio da Juventude > Blog > Saúde e Bem-estar > Melhor idade ativa é sinônimo de saúde 
Melhor idade ativa é sinônimo de saúde
Saúde e Bem-estar

Melhor idade ativa é sinônimo de saúde 

Sandra Albuquerque By Sandra Albuquerque
Publicada 30 de novembro de 2023
Compartilhar
Compartilhar
Tempo de leitura: 2 minutos

Há muito que o envelhecimento deixou de ser visto como a etapa da vida para a solidão e o recolhimento. É na melhor idade que o convívio social e a atividade física regular se tornam ainda mais importantes, pelos inúmeros benefícios que proporcionam ao corpo e à mente. Ter uma melhor idade ativa é sinônimo de saúde.  

Independentemente da idade, as necessidades psicológicas e sociais do indivíduo permanecem [1]. Portanto, é viável afirmar que o idoso almeja manter suas relações sociais, participar dos eventos socioculturais e momentos de lazer da comunidade. E melhor ainda se entre as atividades cotidianas dos mais experientes estiver incluída uma rotina de exercícios físicos e esportes.  

Segundo Ueno [2] a participação em um programa de atividade física regular ajuda a retardar o declínio da capacidade funcional. Três modalidades de atividades físicas – dança, musculação e atividades aquáticas – se destacam na melhora da capacidade funcional dos idosos, se forem praticadas de forma regular, sistemática e bem orientada. Elas são consideradas muito eficazes para a manutenção dos componentes da saúde dos idosos. 

O exercício planejado, estruturado e repetitivo, atua no aumento ou na manutenção da saúde e da aptidão física. [3][4] A prática de exercícios físicos reduz o risco da mortalidade por doença cardiovascular, hipertensão e diabetes, além de trazer benefícios para a saúde mental e cognitiva, para o sono e para a memória. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 300 minutos de atividade física semanal para combater os riscos de sedentarismo.    

Podemos destacar ainda a importância dos jogos, que funcionam como uma ginástica para o cérebro e estímulo à capacidade cognitiva, além de, certamente, proporcionarem momentos de diversão e boas risadas. Segundo Piaget [5] “os jogos com regras são a atividade lúdica do ser socializado”. Por meio dos jogos, os indivíduos utilizam suas inúmeras habilidades, sejam elas motoras ou psíquicas, e tornam-se conscientes das suas decisões, exercitando a criatividade, interagindo com as diferenças e trabalhando as parcerias, o que irá contribuir para o estabelecimento de afinidades e trocas de experiências.  

[1] SIQUEIRA, M. E. C. Teorias Sociológicas do envelhecimento. Rio de Janeiro, 2002. 

[2] UENO, L. M. Influência da atividade física na capacidade funcional: envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 57-68, 1999. 

[3] C J CASPERSEN, K E POWELL, G M CHRISTENSON. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Boston, 1985. 

[4] COLBERG et al. Physical Activity/Exercise and Diabetes: A Position Statement of the American Diabetes Association. Tate, D.F., 2016. 

[5] PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 

Você pode gostar também

Superando limites: o que podemos aprender com a prática esportiva acima dos 80 anos

O canto como atividade terapêutica 

Pratique esportes e trabalhe melhor 

Para a Geração Alpha, mais natureza e contato humano e menos telas 

MARCADA: atividade física, melhor idade, qualidade de vida
Sandra Albuquerque 30 de novembro de 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Imprimir
Autor(a): Sandra Albuquerque
Licenciada e bacharel em Educação Física
Artigo anterior A relação esporte e criança deve começar na escola A relação esporte e criança deve começar na escola 
Próximo artigo O papel do esporte no tratamento do diabetes mellitus_destaque O papel do esporte no tratamento do diabetes mellitus 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recreio da Juventude
Siga-nos

© Recreio da Juventude. Todos os direitos reservados.

Removido da lista de leitura

Undo
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?