A parceria entre Caxias do Sul Basquete e Recreio da Juventude, que já vem desde 2018, alcançou um grande feito para comemoração de todos. A equipe sub-22 do Caxias Basquete/Recreio conquistou a inédita classificação para a fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), a principal competição de base da modalidade no país e a última antes do Novo Basquete Brasil (NBB).

Depois de cinco jogos de invencibilidade em casa, na metade de junho, a equipe comandada pelo técnico Bruno Lopes buscou mais três vitórias em São Paulo e encerrou, nesta quarta-feira, 26, a primeira fase na terceira colocação do grupo A, sendo o único time fora do eixo São Paulo-Minas Gerais entre os oito que avançaram. A próxima fase da competição ocorre em agosto.

Esta foi a terceira participação do Caxias Basquete/Recreio na LDB. A evolução da equipe da primeira participação até a atual edição foi notória. Em 2021, foi apenas uma vitória em 10 partidas. No ano passado, foram cinco vitórias em 11 jogos e um grande aproveitamento de atletas no grupo que disputou o NBB.

Além do Caxias Basquete/Recreio, avançaram para as finais da LDB Paulistano, Corinthians e Franca, do grupo A, e Pinheiros, Praia Clube, Minas e São José, vindos do grupo B.

 A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes  com apoio da Penalty e Genius Sports.

Projeto financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer através do FIESPORTE. A ação também é financiada pelo Governo Federal e Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte.