Serviços

Ponto Eco

O Recreio da Juventude sempre se preocupou com as questões ambientais. A redução do consumo de energia elétrica, o uso racional da água e a utilização de combustíveis alternativos são itens presentes na pauta de atividades do clube.

Além disso, o RJ trabalha sistematicamente com a separação e a destinação correta do lixo nas suas dependências. A adoção dessa rotina garante a economia de recursos com a destinação de resíduos para a CODECA. 

Em 2010, com assessoria da CODECA, o Recreio da Juventude e seus funcionários iniciaram um projeto pioneiro de separação, destinação, reaproveitamento e reciclagem do lixo gerado nas dependências do clube. A iniciativa foi batizada de Ponto Eco. 

O projeto atendeu ao disposto na Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

 

Etapas de implantação

O clube já contava com uma área para a destinação do lixo, mas a estrutura não era a mais adequada. Além disso, não havia lógica, nem padronização na organização e distribuição das lixeiras coletoras.

Com apoio da consultoria Eco Smart, o Recreio da Juventude montou um projeto de reforma do espaço. Com área total de 60m², o Ponto Eco ganhou uma linha de produção, espaço para armazenagem e enfardamento, moinho e pesagem do lixo.

A padronização das lixeiras foi outro aspecto trabalhado no projeto. Ela evita a contaminação do lixo e facilita o trabalho de separação. A quantidade de lixeiras nas sedes foi reduzida e todas as lixeiras individuais e extras foram retiradas. A otimização do uso das lixeiras fortaleceu a cultura sustentável e a relação de cada usuário e funcionário do clube com o seu lixo. Nas áreas externas, as lixeiras foram identificadas de acordo com os padrões internacionais.

Os sacos utilizados para recolher os resíduos também foram padronizados: preto para o lixo orgânico e transparente para o lixo reciclável.

Por fim, foram determinados os pontos de reunião do lixo para encaminhar para o Ponto Eco. Nesses pontos estão instalados os contêineres plásticos que recebem os resíduos a serem descartados.

 

Objetivos do Ponto Eco

  • Criar uma cultura de conscientização e sustentabilidade no Recreio da Juventude;
  • Organizar a estrutura de separação e destinação dos resíduos gerados no Recreio da Juventude;
  • Diminuir a quantidade de resíduos que acabariam em aterros;
  • Encaminhar corretamente todos os resíduos que não podem ser reciclados ou encaminhados para Codeca, como pilhas, lâmpadas, pneus, óleo de cozinha e etc.
  • Envolver os funcionários, associados e sociedade em uma cultura sustentável.

 

Conheça os 3R's

Procedimentos da reciclagem em casa

Tempo de decomposição dos materiais

Gerenciamento de resíduos sólidos