O Clube

Uso das piscinas externas

1. Quando devo tomar a ducha?
O associado deve passar pela ducha sempre que for entrar na área da piscina. 

 

2. Porque preciso tomar a ducha antes de entrar na piscina?
A ducha é uma exigência da Secretaria da Saúde para manter a qualidade da água. O banho serve para eliminar qualquer tipo de produto químico, cremes ou shampoos, que possam alterar o PH da água. Um PH baixo facilita a transmissão de doenças, por exemplo. 

 

3. É necessário tomar a ducha mesmo que eu não vá entrar na piscina?
Sim. A ducha é obrigatória para o acesso à área das piscinas. Depois da entrada neste espaço, o clube não tem como controlar quem entra ou não na água. Por isso, o controle é único e vale para todos. 
Quem quiser somente tomar banho de sol deve ficar nas outras áreas externas das sedes, fora da área da piscina.

 

4. Preciso tomar a ducha de novo se eu sair da área da piscina somente para ir ao restaurante?
Sim. A partir do momento em que o associado sair da área da piscina para comer ou para qualquer outra atividade pode voltar com resíduos de comida nas mãos ou no corpo. Por isso é necessário tomar a ducha novamente para não desequilibrar o PH da água.


5. Posso entrar usando roupas na área da piscina se for somente para cuidar dos meus filhos pequenos?
Não. A entrada na área da piscina somente é permitida com o uso trajes de banho adequados e após passar pela ducha.

6. O que não é permitido na área das piscinas?
Garrafas não transparentes, bebidas alcoólicas, mochilas, bolsas não transparentes, chimarrão, cadeiras, guarda-sol, band-aid, curativos, absorventes higiênicos, brinquedos que espirram água, roupas que não sejam apropriadas para banho, óleo bronzeador e calçados com salto que diminuam a segurança.


7. Por que é proibido a entrada de óleo bronzeador, comidas, chimarrão ou qualquer tipo de bebida?
Estes alimentos fermentam com o calor e poluem a água. Os bronzeadores oleosos alteram o PH da água. O PH é controlado minuciosamente para garantir a higiene das piscinas e o bem-estar dos associados que a utilizam.

 

8. Por que só posso entrar com bolsas e garrafas transparentes na área das piscinas?
A Secretaria da Saúde exige que haja o controle de acesso às piscinas e que neste controle seja proibida a entrada de qualquer tipo de alimento. 
Bolsas e garrafas transparentes facilitam o controle e agilizam a entrada dos associados, evitando a formação de filas. 

9. Perdi a chave do armário. O que eu faço?
Comunique a atendente e o monitor do vestiário, informando o número do armário. Será preenchida uma ocorrência e o monitor quebrará o cadeado na presença do associado. 

10. O que devo fazer caso eu perca algum objeto pessoal na área da piscina ou nos vestiários?
Os objetos encontrados pelos monitores na área da piscina e nos vestiários são entregues às atendentes da Secretaria da Piscina Externa. Os objetos são listados e entregues na Portaria Principal do clube para serem encaminhados ao setor de Achados e Perdidos.
O associado deverá fazer o registro da perda do objeto, com a descrição completa, na Portaria Principal do clube. Caso o item seja encontrado, o clube entrará em contato com o associado. 

11. O clube tem cadeado para vender?
Não. Os cadeados podem ser adquiridos na loja de produtos esportivos na entrada do Ginásio de Esportes e no Quiosque de Alimentação. 
O Recreio da Juventude sempre recomenda que os associados tragam seus próprios cadeados para garantir a segurança dos seus pertences. O clube não se responsabiliza pelos pertences deixados nos armários. 

12. Por que não tem chave nas portas do vestiário familiar?
Porque o vestiário familiar é apenas para os pais darem banho nas crianças, trocar as roupas e vesti-las. Com a presença dos pais, não há necessidade de chave, pois somente as crianças estarão se trocando.
Os adultos devem usar os vestiários masculino e feminino para o banho e a troca de roupa. 

 

13. Por que minha digital não passa no leitor da piscina?
Pode ser por dois motivos: 
- a necessidade do recadastramento da digital, pois com o passar do tempo a digital pode mudar e tornar a leitura mais difícil;
- dedo úmido ou molhado. É preciso estar com as mãos bem secas para a leitura. O clube disponibiliza flanelas para a limpeza e secagem dos leitores antes de cada leitura. 

 

14. O que devo fazer em casos de temporais com raios?
Em caso de fortes chuvas, com ventos e raios, os associados deverão imediatamente sair da área da piscina e se abrigar nos vestiários.