Último Terça Cult do ano homenageia 44 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar

A última edição do Terça Cult do ano foi um momento de muitas homenagens. A programação da noite celebrou os 44 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar, com uma apresentação especial da Banda de Música do CRPO-VRS, de Novo Hamburgo. O evento foi realizado na Sede Social do Recreio da Juventude.

A banda é formada por instrumentistas de corda, percussão e metais. O repertório incluiu clássicos da música brasileira e internacional, como Georgia On My Mind, de Ray Charles, Hallellujah, de Leonard Cohen, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Gostava Tanto de Você e O Descobridor dos Sete Mares, de Tim Maia. A regência foi do mestre, 1º sargento, Cleomir Cezar Blauth.

Além da música, um dos destaques da noite foi a presença de Conan, o cão policial da Brigada Militar. O cachorro interagiu com os presentes no evento e também fez sua homenagem ao aniversário do batalhão.

O projeto Terça Cult será retomado a partir de março de 2019, com uma variada programação musical e artística. As apresentações acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês.

 

Banda do CRPO-VRS

A banda do CRPO-VRS foi criada em 15 de novembro de 1895, em Porto Alegre, por decreto do então governador Júlio de Castilhos. Em 1968 foi transferida para São Leopoldo, e em 1970, para Novo Hamburgo. Em 2005, a banda foi incorporada ao efetivo do CRPO/VRS. Desde então tem se destacado em projetos sociais, como Criança Encanto, Música é Saúde e Educar para Crescer. Em maio de 2014, foi declarada Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Novo Hamburgo, por meio da Lei Municipal 2698/2014. A banda já participou de eventos históricos no Rio Grande do Sul, como a inauguração, em 1968, da Ponte Internacional de Concórdia, que liga Quaraí a Artigas; da visita do Papa João Paulo II a Porto Alegre, em 1980; da Copa do Mundo, em 2014; e da preparação e recepção da Tocha Olímpica, em 2016.

 

Histórico do 12º BPM

O 12º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 1974, pelo Decreto nº 23.246, com três subunidades: a 1ª Cia e a 2ª Cia PM, em Caxias do Sul, e a 3ª Cia, em Bento Gonçalves, com área de responsabilidade territorial abrangendo 10 municípios. Seu primeiro comandante foi o Ten Cel Jorge Auri Campos da Silva.

A sua sede provisória foi na Rua Visconde de Pelotas, próximo às atuais garagens da Prefeitura, com um efetivo de 14 oficiais e 295 praças. Em 13 de março de 1975, a unidade mudou-se para sua atual sede, na Travessa Santa Maria nº 900, no bairro Kayser, em Caxias do Sul.

Em 6 de fevereiro de 1991, é incorporado à nidade o grupamento de policiais militares femininas, as quais receberam como primeira missão realizar o policiamento na Festa da Uva daquele ano.

A partir de julho de 1998, diante de uma reestruturação organizacional e considerando o crescimento e desenvolvimento da cidade, sua responsabilidade territorial passou a ser somente o município de Caxias do Sul.

Pelo decreto estadual nº 48.301/2011, e publicado no Diário Oficial do Estado nº 168 de 30 de agosto do mesmo ano, foi instituído o atual brasão de armas da Unidade. Seu atual Comandante é o Ten Cel Jorge Emerson Ribas S. de Lima.

 

Confira mais fotos do evento na nossa Vitrine.