Guilherme Maia, o principal nome da natação surdolímpica do Brasil, agora é atleta do Recreio da Juventude. Ele está em Caxias do Sul em preparação para as Surdolimpíadas, que serão realizadas na Serra gaúcha entre os dias 1º e 15 de maio, e treina com as equipes de natação do RJ, no Complexo Aquático da Sede Guarany, na piscina olímpica do clube.

Natural de Santos, São Paulo, Guilherme tem 32 anos e um currículo de peso. É o maior medalhista pan e sul-americano. Ele foi medalha de prata nos 200m nado livre e bronze nos 100m livre no Mundial de Natação de Surdos, disputado em São Paulo, em 2019, além de recordista mundial nos 200m livre. Em dezembro de 2021, dominou o pódio da Surdolimpíada Nacional, conquistando o ouro nas seis provas masculinas do programa do torneio: 50m borboleta, 50m peito, 50m livre, 100m peito, 50m costas e 100m livre.

Nas Surdolimpíadas que disputou, Guilherme já conquistou cinco medalhas: uma de ouro, uma de prata e três de bronze. O ouro veio com recorde mundial nos 200m livre da natação para surdos: 1min52s55, na edição de 2017, na Turquia. Na competição deste ano, o atleta espera manter essa regularidade.  

“Se Deus quiser, vou conquistar uma importante medalha para o clube e para o nosso país. O clube está me dando muita atenção e oferece uma estrutura que valoriza os atletas. Estou muito contente. O treinador está ajudando bastante, estou evoluindo e agradeço por essa oportunidade”, afirma Guilherme.

O atleta está mantendo uma rotina intensa de treinos no clube. De segunda a sábado, ele reveza atividades na água e preparação física. Guilherme está sendo treinado por Régis Mencia, head coach da natação do RJ, ex-treinador do campeão olímpico Cesar Cielo. De acordo com o treinador, a participação dele na equipe do clube, com a importância que ele tem para a seleção brasileira surdolímpica, está permitindo o intercâmbio e novas experiências às categorias de base do RJ.

“Tê-lo no nosso grupo, com as vivências, experiências, perfil técnico e as estratégias de nado que ele tem, como atleta de alto rendimento, agrega muito aos nossos atletas”, afirma Mencia.

O Recreio da Juventude será uma das sedes da 24ª Surdolimpíada. O clube irá receber as competições de natação, tênis e judô.