O atleta do Recreio da Juventude, Marcelo Adriano Casanova vai participar neste final de semana, dias 02 e 03 de julho, do IBSA Judô Grand Prix Paralímpico, que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo.

A terceira e última etapa do circuito da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) reúne na capital paulista cerca de 90 judocas de 21 países. Entre os 23 atletas que representam o Brasil, está o atleta do Recreio da Juventude, Marcelo Adriano Casanova, de 18 anos.

 Marcelo que luta na categoria adulto J2 -90Kg, sagrou-se em abril, campeão do Grand Prix de Judô Paralímpico e Copa Loterias Caixa de Judô Paralímpico. O judoca que está acompanhado do técnico Giovani Cruz, tem como objetivo fazer boas lutas em busca de uma vaga na Paraolimpíada de Paris 2024.

O IBSA Judô Grand Prix Paralímpico tem chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e, pela primeira vez, ocorre em solo brasileiro.

As etapas do Grand Prix são importantes porque valem pontos no ranking mundial. É baseado neste ranking que se define os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

As etapas anteriores do Grand Prix deste ano foram realizadas na Turquia e no Cazaquistão. O Brasil foi campeão nas duas edições.

Esta não é a primeira vez que Marcelo é convocado para a seleção brasileira. Em fevereiro e abril deste ano ele foi convocado para o Campo de Treinamento de judô. Em 2020, antes de ser classificado como atleta paralímpico, o judoca fez parte da equipe brasileira para o Estágio Internacional Sub-18 e para a disputa do Zagreb Cadet European Cup 2020, em Zagreb, na Croácia. A competição acabou cancelada por causa da pandemia.

Marcelo Casanova é o primeiro atleta paralímpico do Recreio da Juventude. Ele foi classificado na categoria J2 para quem consegue ter a percepção de imagens e vultos. 

 

Crédito da imagem: Leandro Araujo