O atleta do Recreio da Juventude Marcelo Adriano Casanova participou no último final de semana, dias 03 e 03 de julho, do IBSA Judô Grand Prix Paralímpico, que foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo. Marcelo foi um dos 23 judocas a representar o Brasil na competição.

Na sua estreia em um evento de nível mundial, o judoca que luta na categoria adulto J2 -90Kg, enfrentou no primeiro confronto o atleta da Inglaterra que o derrotou por ippon. O confronto seguinte e decisivo foi contra o Kazaque, líder do ranking, e Marcelo foi derrotado novamente, perdendo a medalha de bronze e terminando na quinta colocação.

 Marcelo era o atleta mais jovem da categoria, e avaliou sua estreia no torneio internacional com bastante senso crítico, pois analisou que ainda tem que melhorar pontos específicos para se adaptar as regras da categoria paralímpica. “A experiência foi fantástica, porque estar entre os melhores do mundo é incrível, disse. O foco do atleta do Recreio da Juventude se mantém com o objetivo de realizar os ajustes necessários, e em subir no ranking, para conquistar a vaga olímpica para Paris 2024.  

Esta não é a primeira vez que Marcelo é convocado para a seleção brasileira. Em fevereiro e abril deste ano ele foi convocado para o Campo de Treinamento de judô. Em 2020, antes de ser classificado como atleta paralímpico, o judoca fez parte da equipe brasileira para o Estágio Internacional Sub-18 e para a disputa do Zagreb Cadet European Cup 2020, em Zagreb, na Croácia. A competição acabou cancelada por causa da pandemia.

Marcelo Casanova é o primeiro atleta paralímpico do Recreio da Juventude. Ele foi classificado na categoria J2 para quem consegue ter a percepção de imagens e vultos

Crédito da imagem: Leandro Araujo

.