O judoca Marcelo Adriano de Azevedo Casanova, de 18 anos, foi convocado para o Campo de Treinamento de judô, atividade que dará início à formação da nova Seleção Brasileira de judô paralímpico. O treinamento será realizado entre os dias 6 e 14 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

No total, 25 judocas de todo o país irão participar das atividades. Os atletas serão avaliados, visando a formação da equipe para o ciclo dos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris. O calendário da seleção neste ano prevê um Campeonato Mundial e três etapas de Grand Prix, promovidas pela IBSA, a Federação Internacional de Esportes para Cegos, uma delas no Brasil, em julho.

A convocação de Marcelo foi confirmada com a conquista do bronze no Grand Prix Nacional Paralímpico, disputado em dezembro, em São Paulo. Marcelo teve uma campanha de três vitórias e uma derrota na competição. A derrota foi para o atleta titular da Seleção Brasileira adulta, que disputou as Paralímpiadas de Tóquio, Arthur Cavalcante, do Rio Grande do Norte.

Esta não é a primeira vez que ele é convocado para a seleção brasileira. Em 2020, antes de ser classificado como atleta paralímpico, o judoca fez parte da equipe brasileira para o Estágio Internacional Sub-18 e para a disputa do Zagreb Cadet European Cup 2020, em Zagreb, na Croácia. A competição acabou cancelada por causa da pandemia.

“Estou me preparando forte, treinando todos os dias e estou confiante. É uma experiência nova na seleção paralímpica. Em 2020 fui convocado para a seleção de base. Agora é uma seleção profissional, com outra realidade. Estou mais experiente e confiante que vai dar tudo certo, que o treinamento vai ser bem bom”, afirma o judoca

Depois do treinamento com a seleção, Marcelo irá disputar o Gran Prix Paralímpico, em março. A competição também soma pontos para compor a seleção brasileira.

Marcelo Casanova é o primeiro atleta paralímpico do Recreio da Juventude. Ele foi classificado na classe visual B3, para quem tem definição de imagens. A B1 é de atletas totalmente cegos e a B2 para quem consegue ter a percepção de vultos.

 

 

Crédito da imagem: Leandro Araujo