O judoca Marcelo Adriano de Azevedo Casanova, de 18 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de judô paralímpico para disputar o Grand Prix de São Paulo. Serão 23 atletas representando a seleção nesta que é a terceira e última etapa do circuito da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) no ano. O evento acontece nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, e contará com cerca de 90 judocas de 21 países.

As etapas do Grand Prix são importantes porque valem pontos no ranking mundial. É baseado neste ranking que se define os classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

Esta não é a primeira vez que Marcelo é convocado para a seleção brasileira. Em fevereiro e abril deste ano ele foi convocado para o Campo de Treinamento de judô. Em 2020, antes de ser classificado como atleta paralímpico, o judoca fez parte da equipe brasileira para o Estágio Internacional Sub-18 e para a disputa do Zagreb Cadet European Cup 2020, em Zagreb, na Croácia. A competição acabou cancelada por causa da pandemia.

Marcelo Casanova é o primeiro atleta paralímpico do Recreio da Juventude. Ele foi classificado na classe visual B3, para quem tem definição de imagens. A B1 é de atletas totalmente cegos e a B2 para quem consegue ter a percepção de vultos.

 

Crédito da imagem: Leandro Araujo