Reforma da fachada do prédio anexo da Sede Social é concluída

Melhoria valoriza a história do clube e da cidade para o início da Festa da Uva 2019

Foi concluída nesta semana a reforma das fachadas do prédio anexo da Sede Social do Recreio da Juventude. A obra garantiu o embelezamento da construção e a valorização da história do clube e da cidade por ocasião do início da Festa da Uva 2019, nesta sexta-feira.

A reforma do prédio incluiu a recuperação do reboco e da pintura externa. A fachada foi repintada nas cores verde colonial e em tons pastéis claro, em referência ao verde e branco do RJ.

O prédio anexo é uma construção histórica, integrada à Sede Social e atualmente utilizada nos eventos do clube. Não há registros precisos quanto às origens do prédio. A referência ao ano de 1925 no alto da fachada, já existente na estrutura e mantida pelo RJ, provavelmente indique o ano de construção.

Nos anos 80 o espaço era conhecido como Toca, servindo de ponto de encontro dos associados do Recreio da Juventude para as atividades do Departamento de Carteado.

 

Histórico da Sede Social

Entre os anos de 1946 e 1947, o terreno da atual Sede Social do RJ, na Rua Pinheiro Machado, no Centro da cidade, foi permutado por outro, na mesma rua, durante a gestão de Affonso José de Almeida a frente do clube. A construção do prédio teve início em 1947, na gestão de Ítalo Agostinelli. A inauguração aconteceu oito anos depois, em 1955, na gestão de Miguel Sehbe como presidente do clube.

O Salão Social do clube foi palco para a coroação das rainhas do clube ao longo dos anos. Sete delas foram escolhidas também como soberanas da Festa da Uva. São elas: Marília Conte, em 1981; Annemarie Brugger, em 1978; Roxane Torelly, em 1975; Elisabete Menetrier, em 1969; Margarete Trevisan, em 1972; Helena Robinson, em 1961; e Zila Turra, em 1958.

A Sede Social do RJ é um dos mais tradicionais salões de eventos da Serra Gaúcha. Ele recebe eventos marcantes e memoráveis da cena social da região, além do Baile de Debutantes anual do clube, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

 

Crédito das fotos: José Carlos Brustolin/Recreio da Juventude