Rainha do RJ: foco, disciplina e dedicação ao clube

Maria Fernanda Ronchetti Grillo, de 16 anos, conta sobre a sua relação com o Recreio da Juventude e sobre a sua vida

Com meiguice e simpatia ela vai revelando os detalhes da sua vida e dos seus planos para o futuro. Com entusiasmo, fala das viagens que fez, dos idiomas que aprendeu e da profissão que escolheu. E com um brilho nos olhos e um carinho na voz fala da sua relação com o Recreio da Juventude, clube que a escolheu como a 70ª rainha de sua história. Maria Fernanda Ronchetti Grillo, 16 anos, iniciou o 2019 com foco total nos estudos, mas dedicando parte do seu tempo aos compromissos do cargo de soberana de um dos mais tradicionais clubes sociais do Rio Grande do Sul.

A relação dela com o Recreio da Juventude começou cedo e se tornou mais sólida com o passar do tempo. Com cinco anos frequentava as piscinas e brincava com as amigas na sede do RJ. Depois, no início da adolescência, foi figura assídua das festas do Departamento Nova Geração. Por volta dos 13 anos, influenciada pelas amigas, decidiu que queria debutar no clube. Em 2016, integrou o seleto grupo de jovens apresentadas à sociedade no tradicional baile de gala no Salão Social do Recreio da Juventude. Este momento a fez estreitar de vez os laços com a entidade.

“Teve muitas atividades e passei boa parte do meu tempo daquele ano no clube. Foi o meu momento mais especial no RJ, até a minha escolha como rainha”, afirma.

O ponto mais alto de sua trajetória no Recreio da Juventude até agora aconteceu na noite de 15 de setembro do ano passado, quando, no Baile de Debutantes, foi coroada rainha do clube. A emoção da noite foi completa e inesquecível. Além de poder relembrar o seu debut no baile, Maria Fernanda vivenciou a experiência única de se tornar uma rainha e entrar para a história do RJ.

“Quando eu debutei eu achava incrível ver as rainhas. Eu as admirava e poder estar neste lugar foi uma emoção muito grande. Fiquei muito feliz, muito realizada de contar com a confiança do clube para representa-lo. É um momento especial que vivo em um lugar que amo muito e fazer parte da história deste clube é uma honra para mim”, afirma.

 

A rotina da rainha

Como rainha do Recreio da Juventude, Maria Fernanda cumpre uma série de compromissos para representar a entidade em eventos e atividades sociais e esportivas, dentro e fora do clube. E ela divide essa agenda corrida com uma rotina intensa de estudos. Neste 2019, ao concluir o Ensino Médio no Colégio São José, prepara-se para entrar em uma nova fase na sua vida. Maria Fernanda está se dedicando com afinco aos estudos para o vestibular para Medicina. Filha dos médicos Fernanda Ronchetti Grillo e Angelo Grillo Neto, a escolha pela profissão poderia ter vindo ao natural, pela tradição de família. Mas teve um algo a mais que pesou na escolha.

Em 2017, Maria Fernanda foi escolhida Glamour Girl Caxias do Sul. À frente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, ela teve contato com crianças que lutavam contra a doença. Percebendo como isso afeta de uma maneira muito forte não apenas os doentes, mas as famílias e os amigos, entendeu que poderia desempenhar uma função importante nesse processo e tomou a decisão.

“Não é qualquer pessoa que vai saber lidar com isso. Precisa ter muita sensibilidade para ajudar quem está doente, principalmente crianças. Muitas vezes abala mais a família do que quem está doente. Gostei muito deste trabalho e foi aí que eu decidi ser médica”, afirma.

Além dos estudos para a formação acadêmica, Maria Fernanda também se dedica a aprender novos idiomas. Ela é fluente em espanhol e inglês e domina o francês.

O estudo de novas línguas permite a ela se dedicar a outra grande paixão: as viagens. Em janeiro, ela fez um intercâmbio na Inglaterra para estudar inglês. A viagem foi esticada até a França, onde pode passear, conhecer a cultura e exercitar o idioma. Além da Europa, ela também já esteve na Disney, no Caribe, no Uruguai e na Bahia, esses últimos como parte da programação pré-debut do RJ.

Para vencer a agenda cheia de atividades e compromissos Maria Fernanda conta com o apoio da família. A mãe, o pai e a irmã Catarina, de 13 anos, são companhias constantes.

“A Maria Fernanda é muito focada, determinada e disciplinada para fazer tudo o que ela faz”, revela a mãe.

“Minha família sempre me apoia muito. Desde que eu fui escolhida rainha, eles sempre estiveram ao meu lado. Minha mãe ficou muito feliz por eu ser rainha no clube em que eu e ela debutamos. Só tenho a agradecer por tê-los na minha vida”, revela a rainha.

A irmã caçula é uma das suas maiores fãs e já dá indícios que vai seguir os passos da irmã dentro do Recreio da Juventude. “Minha irmã gosta muito de participar, sempre que pode, vem junto para o clube. Logo, logo, é ela como debutante”, prevê.

 

Um pouco mais da Rainha do Recreio da Juventude

Passatempos: piscina do Recreio da Juventude, ouvir música, viajar, cinema

Livro: Como eu era antes de você, Jojo Moyes

Perfume: 212, de Carolina Herrera

Noite ou dia: noite

Música: Anitta

Prato: sushi

Roupa: em estilo street wear, despojada

 

Mensagem para as debutantes 2019:

Participar do pré-debut é sempre ótimo. Vou poder relembrar os momentos que vivi e conhecer as meninas. Sei que elas estão com uma expectativa muito grande e eu estou ansiosa para conhecê-las.

Tenho certeza de que todas vão gostar muito dessa experiência, de poder conhecer e fazer novas amizades. Isso é o mais legal, são amizades que se levam para a vida. As atividades do clube são ótimas e com as amigas fica mais legal ainda. E a noite do baile com certeza vai ser maravilhosa. É os 15 anos, toda a menina sempre sonha com isso e elas nunca vão esquecer. Aproveitem muito porque passa muito rápido.