Horta na Sede Juventude disponibiliza temperos e chás para os associados

Um tempero bem fresco, recém-colhido na horta, faz toda a diferença para o sabor e o aroma das refeições. Os associados do Recreio da Juventude têm uma horta exclusiva para incrementar o preparo dos seus pratos. A horta do clube passou por uma reformulação, com a restauração dos canteiros e o plantio de novas espécies.

O espaço está localizado próximo à caixa d'água, em frente a Secretaria Principal da Sede Juventude. Os temperos e chás podem ser colhidos e usados por todos os associados na preparação das refeições nos espaços do RJ. A orientação é que se use uma faca ou tesoura para a colheita, ao invés de arrancar, para garantir a preservação das mudas das plantas. A colheita deve ser feita de forma racional e moderada, em quantidades suficientes para o uso em cada prato. Não é permitida a retirada dos temperos e chás para o uso fora das dependências do clube.

Dona Lucia Lima dos Santos é funcionária do Setor de Manutenção do Recreio da Juventude e ajuda nos cuidados da horta. Com experiência de quem já trabalhou por mais de 15 anos em cozinhas industriais, ela ensina alguns dos benefícios e aplicações de cada planta da horta do RJ. Confira:

 

- Cebolinha verde: pode ser usada em uma ampla variedade de pratos salgados.

- Salsa: tradicional tempero, também pode ser aplicada em uma ampla variedade de pratos, como massas, carnes, risotos e saladas.

- Alecrim: ideal para suavizar o sabor e o cheiro das carnes de porco.

- Manjerona: chá recomendado para cólicas, também tem efeito calmante. Pode ser colocado no chimarrão.

- Coentro: para temperar carnes, também ajuda na digestão.

- Sálvia: pode ser usada como tempero de carnes e massas ou como chá digestivo, contra resfriados e dores de garganta.

- Orégano: para temperar pizzas, torradas, massas e aperitivos.

- Cidró: pode ser acrescentado ao chimarrão, ajuda na digestão e tem efeito calmante.