Esportes

Preparação física

Além de contar com uma estrutura de ponta e do suporte técnico para a prática de diferentes modalidades e para a participação – com protagonismo - em torneios e competições de nível regional, estadual e nacional, os atletas do Recreio da Juventude têm o acompanhamento sistemático de profissionais de preparação física.

O Departamento de Preparação Física do clube atua para aliar a ciência do treinamento esportivo com a prática da preparação física. O trabalho desenvolvido abrange as modalidades de basquete, vôlei, handebol, tênis e natação.

As ações incluem testes para identificar o nível de aptidão física dos grupos de atletas e de cada atleta de forma individual. São feitas análises de todas as capacidades físicas que são utilizadas pelos atletas nas competições, como força, resistência, velocidade, agilidade e potência. A partir dessas avaliações, são realizados os planejamentos, a aplicação dos meios e dos métodos e o controle da carga de treinamentos. O acompanhamento é feito de forma sistemática para avaliar se os treinos estão gerando os resultados esperados.

Dessa forma, os atletas são apresentados nas competições com melhores condições físicas e com riscos reduzidos de lesões ao longo do calendário anual.

 

Sala de Preparação Física

Os atletas do Recreio da Juventude têm um espaço exclusivo para a preparação física. A Sala de Preparação Física dos atletas entrou em funcionamento em fevereiro de 2021.

Equiparado aos melhores centros de treinamento do mundo, o espaço está instalado no último andar do Ginásio de Esportes da Sede Juventude. A área total é de 218 m² e comporta mais de 280 materiais e equipamentos esportivos de alta tecnologia.

São atendidos no espaço os atletas do vôlei, handebol, tênis e badminton. A academia desenvolve as capacidades físicas dos atletas, atendendo às necessidades de cada modalidade, como força, resistência, potência e coordenação.

A instalação da infraestrutura foi uma parceria do Recreio da Juventude com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), por meio do Projeto Recreio Olímpico – Formando Atletas.

 

Clique aqui e saiba mais sobre as modalidades oferecidas pelo Recreio da Juventude