Esportes

Padel

O padel é um jogo disputado entre duas duplas. A bolinha é a mesma do tênis mas a quadra tem algumas diferenças. A quadra de padel tem 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, paredes nos fundos e em parte das laterais. Algumas utilizam vidro ou blindex nas paredes, garantindo uma excelente visualização do jogo. O mais comum é o cercamento por telas ou alambrados de metal, sendo que o piso pode variar do cimento à grama oficial.   

O diferencial do padel em relação aos outros esportes de raquete é a interação das paredes, uma vez que elas recolocam a bola em jogo, dando mais emoção e dinamismo à disputa de um ponto. 

O padel é um esporte que proporciona espetáculos de destreza e habilidade em um ambiente dinâmico e competitivo. A modalidade cresce cada vez mais como opção de lazer para esportistas amadores. Isso se deve ao fato do padel ser um esporte de fácil aprendizado e que, inicialmente, não exige condicionamento físico ou técnico muito rigoroso.

 

Principais características do padel

1. O saque é dado por baixo da cintura, tornando o jogo mais leve do que o tradicional.

2. O padel é jogado sempre em dupla, o que limita a área a ser coberta por cada um dos jogadores e diminui o esforço físico.

3. A raquete é mais resistente. Ela é feita de madeira, borracha, fibra ou epoxi e tem a superfície toda perfurada, o que exige menos força para devolver a bola para o outro lado da quadra.

4. A mão fica mais próxima da bola do que no tênis, o que favorece bastante seu controle.

5. O piso da quadra pode ser de concreto asfáltico, em geral colorido, tapete, borracha ou grama sintética. São pisos leves, mas não muito rápidos. Não há pisos de saibro no padel.

6. A quadra pode ser considerada pequena, medindo 20 por 10 metros, o que aproxima muito os jogadores.

7. O jogador não pode volear a resposta do saque. A partir de 1999, a Federação Internacional de Padel (FIP) unificou a regra, adotando o sistema de saque e voleio. Assim, o jogador pode volear a terceira bola.

8. O jogador pode jogar com as paredes de fundo e laterais.

9. A contagem do jogo segue as mesmas regras do tênis. Para se fechar um game é preciso ganhar, no mínimo, quatro pontos. Por exemplo, 15/0, 30/0, 40/0 e game. As partidas são disputadas em games ou sets.

10. É um esporte que não requer muita prática e pode ser jogado em família. 

 

O Recreio da Juventude disponibiliza duas quadras de padel para uso dos seus associados. Elas estão localizadas na Sede Juventude. Os horários de utilização são os seguintes:

1º período: das 9h às 10h

2º período: das 10h às 11h

3º período: das 11h às 12h

4º período: das 12h às 13h

5º período: das 13h às 14h

6º período: das 14h às 15h

7º período: das 15h às 16h

8º período: das 16h às 17h

9º período: das 17h às 18h

10º período: das 18h às 19h

11º período: das 19h às 20h, exceto aos domingos e feriados.

12º período: das 20h às 21h, exceto domingos e feriados.

13º período: das 21h às 22h, exceto sábados, domingos e feriados.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3028 3555, na Secretaria do Tênis.

 

Clique aqui e acesse as notícias do padel.